Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2011

Por que chamar uma pessoa de Macaco é considerado racismo?

A racismo talvez seja a única coisa que existe no mundo todo (até deus é diferente em cada lugar). E é sempre o mesmo: de uma maioria contra uma minoria. Nem os "brancos" estão a salvos. Basta ver o que acontece se você imigrar para um país, dito, mais próspero.

Em portugal, por exemplo, antes que um Africano tenha um nome, lhe é dado uma cor. Antes de ser chamado pelo nome, lhe chamam de "preto".

Chamar alguém de macaco é ainda pior, pois não se trata apenas de comparação de cor, no caso dizer que é porque o macaco é preto (até porque há muitos primatas de outras cores). É sim, uma forma de inferiorizar um semelhante a ponto de desumaniza-lo. Isso era muito usado na Alemanha nazista contra os judeus.

No Brasil, isso entristece. ter preconceito contra a cor, o jeito de falar, a classe social, a região de nascimento de qualquer pessoa, só faz com que sejamos inferiorizados cada vez mais pelo mundo lá fora. Pois a imagem que os países "mais ricos" tem de nosso povo é a mesma que temos de nós mesmos. Nos chamam de ladrões e prostitutas (quem mora fora do país sabe disso).
Isso não é nada engraçado
na minha opinião não importa como vc chama a pessoa mas, sim, a forma como a chama. Tenho uma amiga que o apelido dela é preta ou pretinha como os mais íntimos a chamam, mas se houver alguma com fusão e alguém a chamar de pretinha com certeza ela se ofenderia, não pelas palavras mas sim pela forma como as foram empregada. Sou branco, mas se eu não tivesse intimidade com uma pessoa e ela me chamasse de mico leão dourado não iria me agradar nem um pouquinho, não por ter vergonha da minha cor ou por nada, mas, sim por uma pessoa se referir a mim com uma palavra qualquer, de uma maneira pejorativa.
Entao esse é meu ponto de vista beijocas a todas e nao esqueça racismo é crime e da cadeia, nao importa a cor forma tamanho idade da pessoa mas sim o que ela tem por dentro
Será que seria para evitar que os macacos não se ofendam e entrem com uma reclamação na justiça?
Tá tudo muito louco hj em dia, mas cá entre nós, independente da cor da pele, tem gente que se parece com cavalo, outros com bois, outros com cachorro e até com bambies. Já percebeu isso?
Conheço uma moça de pescoço muito comprido e bunda grande que se parece muitíssimo com uma avestruz.
Óbvio que jamais irei chamá-la de avestruz pois a semelhança é além da conta!!
Na escola, quando ainda criança, tinhamos um garoto que se parecia exageradamente com um cavalo. O apelido dele era: Cara de cavalo! Com excessão dos professores, nós o chamavamos de "Cara de cavalo" e ele nem ligava e era um cara legal. Hoje não sei se os cavalos se ofenderiam em chamarmos um humano de cara de cavalo.
Caso você chame um individuo de burro ou camelo, seria isso racismo, ainda que o biotipo fisico esteja impregnado de verosimilhança irretorquível?
Se você chamar uma pessoa de macaco e ela se parecer com cavalo, aí sim sua atitude é racista já que você mente e tenta denegrir o indivíduo, xingando-o propositadamente com uma raça diferentemente da que ele se parece.
O racismo está em ser entendido como ofença a cor, não ao aspecto físico.
O bom é evitarmos estas comparações, que não nos levam a nada, ainda que a humanidade inteira concorde que tem gente que se parece com animais....
Ah tem...e como tem!!

Na minha opinião o apresentador de TV, Raul Gil se parece muito com um iguana. Já o ex-vice-presidente no governo FHC, senador Marco Maciel lembra-me um jumento e por aí vai. Bush dependendo do angulo fotografado é um Bem, analisando os fatos, tem que observar de que forma esta palavra foi dirigida a pessôa. Em que situação, talvez enfatizando uma brincadeira. Agora, Advogado adora dinheiro, afinal são fatos dificílimos de se provar. De outro lado conforme a moral da pessoa ofendida, pode inclusive ofender os macacos. Pois existem muitos seres humanos que não mereceriam o luxo de ser um ANIMALchimpanzé perfeito, e neste caso específico entendo ser sim uma ofença, a todos os chimpanzés

Um comentário:

  1. nossa falou um monte de coisa !!!
    mais no final acabou um completo racista
    minha mae acaba de sofrer preconceito !!
    e nao vou dexar isso passar em puni nao vou denunciar sim!!!

    pra mim todo racista deveria ir preso mesmo so assim aprende que somos todos seres humanos e iguais.

    ResponderExcluir