Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2011

por que os preconceitos surgem?

Porque o preconceito está dentro das nossas instintos (ou pulsões) o que temos que controlar para sermos considerados civilizados. O preconceito é a tendência a acharmos melhores as pessoas mais parecidas conosco e direcionarmos os nossos melhores sentimentos à essas pessoas enquanto temos reservas com outras pessoas não tão parecidas conosco, como todas as outras coisas, mesmo que não seja intencional, a sociedade acaba favorecendo o crescimento desse sentimento!! Pois aparecem coisas como competição por emprego, visibilidade, escassez de alimentos, etc. É manifestação de ignorância porque a pessoa que não consegue controlar ou esconder o seu preconceito significa que é menos civilizada!!

Fonte(s):

Processo civilizador- Norbert Elias, aulas de sociologia e intuições/convicções próprias.Porque as pessoas querem ser superiores as outras, seja por cor de pele, religião, etnia, tribo e etc.

Começo: desde a época que apareceu seres vivos

Manifestação de ignorância humana: Todo ser ou grupo preconceituoso, como não tem explicação espiritual nem científica de sua razão, tenta impor o que julga verdade, através da força e poder. Tal qual as guerras que temos notícias. Isso é o que chamamos de bestialidade humana!
- Porque, esta ignorância, advém da desigualdade, ou do conceito tido antigamente, que a raça branca, era a unica dominante, e, que as outras raças estavam ali para servir a raça dominante que na época era a branca, o colonizador.

- Com este conceito, preconceituosos, jamais considerarão a igualdade das raças humanas, como seres idênticos, capazes, inteligentes, e, produtivos.

- Esta situação de preconceito, adveio inicialmente com os índios, que foram civilizados( domesticadados e escravizados ) pelos colonizadores, que inclusive passaram a comercializar seres humanos como escravos capturados na África, e, enviados para países da Europa, e, para países da America do Norte, Sul, Central e Caribe, onde se situavam as grandes plantações de colonizadores, que requeriam mão de obra com custo zero, pois compravam seres humanos, que trabalhavam até morrer, sem direito algum.
O ser humano, ao longo de toda a sua história, manteve certo medo, ou até mesmo receio pelas coisas diferentes do seu cotidiano. Sua análise quanto a estas coisas era baseado em seus conhecimentos não contestáveis, pois não haveria sentido acreditar em outras verdades se sua vida se manteve adequada e em um caminho retilíneo até tal diferença surgir.
Essa é a base para o etnocentrismo, atitude de considerar seu meio e cultura superior a dos demais, daí surge o preconceito. Mas o que se exige de um ser que possui o raciocínio, é que antes de ter um ato de discriminação, que ele analise tal diferença, para poder compreendê-la.
Mas como disse anteriormente, não haveria sentido em acreditar numa outra verdade se a sua está adequada, tal verdade o faz criar certos conceitos para tal diferença, que logicamente estão “corretos”, daí ele cria conceitos a isso precocemente, surgindo o preconceito. Mas repare que tal preconceito não possui a obrigatoriedade de ser maligno, este pode ser ingênuo, benéfico, inocente, etc.
O ato de ter algum preconceito não é tão condenável, afinal, ele surge de acordo com seu nível de compreensão a certa coisa, mas há uma diferença em ser ignorante e saber, mas não aceitar. O ignorante é aquele que se depara com uma diferença nova para seu mundo, então ele poderá desenvolver diversos preconceitos, até poder entender e aceitar tal diferença, porém quando este não a aceita ele provavelmente desenvolverá atos de discriminação, condenáveis de acordo com a moral, ética e leis vigentes no mundo.
Mas como saber se essa diferença é ou não algo de ruim? Muitas pessoas respondem isso de acordo com sua moral ou crença, esse próprio ato já é não saber lidar com diferenças, pois vem do etnocentrismo, o correto seria você analisar o caso, se o mesmo não for desrespeitoso com o próximo, for sincero e não impedir a paz, não há motivos para se desenvolver algum preconceito negativo.
Mas o que ocorre com o ser humano? Este ser está dotado do orgulho e da alienação, se nega estar errado em alguma coisa, mas ele não percebe que, não é ele que estará errado. Afinal, o natural do ser humano é ficar em grupo, estar em união com semelhantes, porém o fizeram acreditar no contrário, o fizeram estar dentro de um grupo com alguma verdade suprema, e os que estão de fora da mesma estão errados. É tudo uma questão de manipulação, mantida por si mesmo, pois a partir do momento em que essa verdade é “inquestionável“, ela será sempre mantida, mas não é por algum ser que a mantém por interesse, é porque a maior parte da raça está inserida nesta verdade.
Tudo segue o caminho natural da mudança, não é justo também que os injustiçados desenvolvam um preconceito aos que os vêem como “errados”, o correto seria mostrar o que eles possuem de bom, seja a cor, gênero, etnia, religião, sexualidade...
Também há a necessidade de analisar o conceito de preconceito e discriminação, não podemos exigir que uma pessoa entenda e aceite as diferenças, por questão de opinião, mas esta deve permitir o livre tráfego e a livre expressão de pensamento, o ato de discriminação é sinal de fraqueza e desrespeito.
Ok, já falei sobre o preconceito e a discriminação; suas diferenças são básicas, o preconceito é a não aceitação, a discriminação o não permitir as diferenças com ações desrespeitosas e/ou excludentes.
Ambos são atos inseridos no intelecto do humano, pois para ele, mesmo que seja no seu subconsciente, pois o ser humano é sensível a mudança, ele nunca quer mudar para se adaptar, ele deseja que o mundo e os outros se adaptem a ele.
Por fim de palavras, concluo dizendo que o ato de ter preconceito envolve a não auto-aceitação de estar errado, então não é algo tão simples que se resolverá com uma pergunta; “por quê?”, envolve muito mais coisas; mas também o ato de não aceitar sobre nenhuma circunstância que alguém tenha preconceito também é uma atitude de discriminação.
Então deixo minha mensagem, alertando sobre TODAS as formas de preconceito. Se vejam por dentro e analisem o quanto podres são.e Ah segundo alguns estudiosos, ele está conosco desde o início da Humanidade. Entendem que ele teve um papel fundamental para garantir nossa sobrevivência enquanto espécie.A ignorância, desconhecimento sobre a coisa, falta de compreensão, de humanidade, gera o preconceito
simples, comessou quando alguns seres humanos comesaram mostrar ser melhor do que outros em certas coisas, nisso surge a inveja o ciumes e consequentimente o preconceito

Nenhum comentário:

Postar um comentário